Conheça alguns dos principais sintomas do câncer de próstata

Conhecer os sinais que o corpo dá pode acabar fazendo toda a diferença na busca pelo tratamento.

Postado em 12/11/2018.

O câncer de próstata é considerado como um dos principais problemas de saúde que estão diretamente relacionados ao sexo masculino. Assim como já aconteceu com o câncer de mama, instituições do mundo inteiro definiram o mês de novembro como aquele destinado ao combate a essa terrível doença.

Apesar do tratamento ter melhorado consideravelmente no mundo inteiro, ainda não existe nenhum tipo de tratamento considerado 100% eficiente para evitar que essa doença se manifeste. Os especialistas são unanimes ao afirmar que, quanto mais cedo o câncer for descoberto e o tratamento começar, maior a chance da pessoa efetivamente se curar.

Conheça alguns dos principais sintomas do câncer de próstata

De acordo com números recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, no Brasil existem 70 mil casos de câncer de próstata todos os anos. E mesmo com essa grande quantidade de casos surgindo, estudos variados afirmam que os homens brasileiros estão entre os que menos se cuidam no mundo inteiro em relação ao câncer de próstata.

Portanto, além de se prevenir, é importante que os homens fiquem de olho em alguns dos principais sintomas que indicam a presença do câncer de próstata.

Dificuldade de urinar

Um dos primeiros e mais importantes sintomas relacionados ao câncer de próstata é o surgimento de uma dificuldade excessiva na hora de urinar. Mas é importante ter atenção, uma vez que este tipo de sintoma pode acabar sendo confundido facilmente com uma infecção urinária. De qualquer forma, este tipo de sintoma sempre é importante investigar.

Aumento da frequência urinária

Além de uma dificuldade em relação a demora para urinar, quando os homens passam a urinar de uma forma mais frequente de uma hora para a outra é fundamental investigar, uma vez que este também pode acabar sendo um sintoma do câncer de próstata. De acordo com pesquisas, este sintoma costuma surgir com mais frequência especialmente durante o período noturno.

Dores na região lombar

Um outro sintoma que também pode acabar indicando que existe algum tipo de problema relacionado a próstata são as dores que surgem na região lombar. Essas dores também podem acabar sendo confundidas com outros tipos de problemas, como dores musculares. Neste caso, é recomendado fazer um exame médico caso as dores na região lombar se estendam até as coxas e quadris, sinal de que o câncer pode estar evoluindo para um caso mais grave.

Dores na uretra

Essa é o tipo de sintoma que deve ser investigado imediatamente, uma vez que as costuma surgir quando o câncer de próstata já não está em uma fase tão inicial assim. É preciso investigar tanto as dores da uretra quanto também na bexiga. Elas geralmente podem ser identificadas como uma sensação de queimação.

Dificuldades durante o sexo

O câncer de próstata também pode acabar provocando dores intensas na hora de ejaculação, bem como provocar uma maior dificuldade na hora da ereção.