Confira os benefícios da Maca em Pó no dia a dia

Saiba para o que serve, seus efeitos colaterais e sua dosagem.

Postado em 06/06/2018.

Grande parte das plantas que tinham a sua utilização localizada nas regiões de origem, ainda hoje são descobertas pela ciência, se tornando principalmente conhecida no mundo inteiro e caindo no gosto popular. É o caso principalmente da Maca em pó ou maca peruana, conhecida como ginseng peruano, ela é utilizada e principalmente venerada como uma erva medicinal desde os povos mais antigos Incas.

Em seguida trataremos os maiores benefícios da maca peruana, sua finalidade e seus possíveis efeitos colaterais bem como contraindicações, além da dosagem ideal e como consumir.

Confira os benefícios da Maca em Pó no dia a dia

O que é a Maca Peruana, quais seus benefícios?

A maca peruana quando consumida, oferece tanto benefícios para seus valores nutritivos, como para a presença de fitoquímicos, estes que são muito benéficos para a saúde. A Maca é rica em minerais, dentre estes podemos apontar o potássio, o ferro, o magnésio, o fósforo, o zinco e o cálcio. Além de todos estes benefícios, é possível contar com fitoesterois, ácidos graxos essenciais, proteínas, carboidratos e também as fibras.

A maca peruana há milhares de anos é utilizada pelos povos andinos com objetivos medicinais, estes que são relacionados principalmente á fertilidade, ao desejo sexual, a clareza mental e a vitalidade.

No ano de 2002, estudos apontam que há uma grande atividade antioxidante no produto, onde é possível se combater vários tipos de espécies reativas de oxigênio. Além de tudo isto, a planta auxilia no balanço hormonal através de suas substâncias que não atuam de forma direta como hormônios, mas que estimulam a produção natural de forma adequada, e por isso é conhecida como adaptógeno.

De sua raiz é produzida um pó que poderá ser consumido de forma direta ou em cápsulas.

Alguns benefícios da Maca Peruana

Com relação aos benefícios da maca peruana, em sua maioria, estes são identificados pela utilização tradicional popular já que pesquisas científicas não foram realizadas em quantidades significativas. Suas propriedades apontam milhares de anos e são diversas.

O aumento de libido

Sua utilização ocorre de forma histórica para estimulação do desejo sexual, o que era comum nas populações peruanas há pelo menos 2000 anos atrás. Apesar disto, poucas pesquisas são realizadas, mas alguns estudos em animais podem indicar propriedades afrodisíacas. Diversos estudos em humanos são necessários para a comprovação e para o entendimento de como a planta atua, quais as substâncias devem ser envolvidas, mas já existem altos indicativos clínicos deste tipo de propriedades.

O estímulo da fertilidade

Em diversos estudos realizados, existem evidências de que a maca peruana poderá aumentar a contagem de espermatozoides em homens, aumentando desta forma a fertilidade. Diversos profissionais da área de saúde e usuários relatam uma melhora da função hormonal e também o aumento de fertilidade dos homens e mulheres.

O aumento da energia

Em sua utilização por alguns dias, seu nível de energia e vigor deverão indicar uma melhora, onde inclusive diversos atletas se utilizam da maca para aumentar a performance nos esportes.

A maca ainda possui carboidratos compexos, estes que são excelentes fontes de energia e vitaminas de complexo B, que podem participar de reações bioquímicas que levam inclusive á produção de energia.