Confira cuidados com a pele masculina no verão

Dias mais quentes do ano também exigem alguns cuidados com a pele dos homens.

Postado em 12/11/2018.

A grande maioria das mulheres sabem que quando chegam os dias mais quentes do ano é preciso ter mais atenção com a pele. Afinal de contas, o sol pode acabar fazendo um grande estrago, e não estamos falando apenas naquele a curto prazo no qual a pele fica queimada. Os problemas geralmente surgem no médio e no longo prazo.

Além das questões relativas a saúde da pele, também temos as questões que estão diretamente relacionadas a beleza da mesma. Afinal de contas, o verão costuma deixar a pele mais oleosa do que o de costume. E quando falamos em oleosidade, apesar das mulheres também sofrerem com o problema, são os homens que podem acabar tendo maior índice de oleosidade durante os dias mais quentes do ano.

Confira cuidados com a pele masculina no verão

Particularmente existe um grande esforço em relação as campanhas de saúde para que os homens comecem a utilizar o filtro solar com mais frequência. As mulheres costumam ser mais atentas com este tipo de procedimento, mas os homens acham sempre que “nada vai acontecer com eles” e acabam passando hora tomando banho de sol sem qualquer tipo de proteção.

Além do filtro solar, é importante também tomar alguns outros cuidados com a pele masculina durante o verão. Confira alguns deles:

Lave o rosto todos os dias

É preciso ter um cuidado especial com a pele do rosto durante o verão, especialmente para conseguir controlar a oleosidade. Mas é preciso tomar alguns cuidados em relação a este procedimento. Ao invés de ficar o tempo todo lavando o rosto, é mais recomendado lavar apenas duas vezes ao dia, mas utilizando produtos que sejam específicos para cada tipo de pele.

Evite produtos com álcool na sua composição

Existem diversos produtos que são utilizados pelos homens, especialmente para fazer a barba, que contam com álcool na sua composição. Este tipo de produto pode acabar causando mais irritação na pele durante os dias mais quentes do ano. Por isso, o ideal sempre é dar preferencia para os produtos que são feitos para hidratar ou acalmar a pele.

Escolha o protetor solar correto

Depois de entendido que os homens também devem utilizar o protetor solar todos os dias, mesmo quando eles não estão na praia, é preciso entender como escolher o produto correto para maximizar a proteção. Para escolher o fator solar que mais se encaixa no seu tipo de pele, você deve entender que cada pele se encaixa em fototipos específicos.

Os fototipos I e II são as peles mais claras, aquelas que não ficam bronzeadas, apenas vermelhas e queimadas. Para elas, o ideal são os protetores com FPS 60. As peles mais morenas entram nos fototipos III e IV. Nesse caso, escolha o FPS 50 no início do verão e diminua para o FPS 30 n o fim da estação, quando a pele provavelmente vai estar mais bronzeada.

Os fototipos V e VI são as peles bem mais morenas e negras. Elas não correm risco de queimaduras graves, mas precisam de proteção para evitar o câncer de pele. O ideal, se esse for o seu caso, é usar o FPS 30.