Benefícios do saquê para a saúde

Bebida é considerada como uma das mais tradicionais no Japão e se tornou bastante popular por aqui também.

Postado em 15/03/2018.

O saquê é uma bebida que acabou se tornando bastante popular no Brasil em virtude do aumento considerável de restaurantes que exploram a gastronomia oriental. Mas se parece que essa bebida chegou há poucas décadas por aqui, o saquê faz parte da tradição do Japão há milênios, sendo oferecida em celebrações de casamento, festas ou qualquer ocasião que fosse considerada como um momento especial.

Dentre as principais características do saquê está o fato de que o seu sabor suave acaba se tornando perfeito para combinar a grande maioria dos pratos que são consumidos no oriente. O saque também acabou se tornando uma base interessante para as pessoas que gostam de preparar os mais variados coquetéis.

Benefícios do saquê para a saúde

O que não se pode negar é o fato de que o saquê é uma bebida realmente única, que conta com sabores e aromas individuais. Para que o saque verdadeiro seja feito é preciso separar alguns ingredientes que são considerados básicos, como arroz e a água, somados aos agentes de fermentação, como levedura e o fungo koji-kin.

Como se trata de uma bebida que acaba se utilizando de uma série de elementos naturais, feita no oriente, é de se esperar que ela traga uma série de benefícios para o corpo. Confira alguns dos principais benefícios do saquê para a saúde.

Previne câncer

Pesquisas realizadas pela National Câncer Center realizadas com mais de 265 mil homens japoneses revelaram que beber um pouco de saquê todos os dias pode acabar reduzindo consideravelmente o risco de as pessoas terem câncer, especificamente os de bexiga, próstata e células de câncer uterino. O principal motivo seria a glucosamina que ativa as células anti-tumorais.

Mantém o coração em dia

Além de manter o corpo em dia e combater doenças como o câncer, consumir uma quantidade moderada de saquê pode acabar ajudando a manter o sistema cardiovascular em dia. Os ingredientes previnem a formação de coágulos sanguíneos ajudando na redução do colesterol. Isso acontece basicamente porque a bebida aumenta a uroquinase, uma substância que libera coágulos sanguíneos.

Mantém a pele mais clara

Um outro benefício que o saquê traz para a saúde está diretamente relacionado a problemas que algumas pessoas acabam tendo em relação a manchas na pele. De acordo com algumas pesquisas que foram feitas com a bebida, um dos componentes que está presente no saquê, e que se chama a-EG, ajuda no tratamento da pele áspera através da cornificação de células epidérmicas.

Bom para os alérgicos

Até mesmo as pessoas que sofrem com as mais variadas alergias podem acabar se beneficiando consideravelmente com o saquê. A bebida conta com cinco tipos de substâncias que inibem a enzima chamada Catepsina B, uma das causas de alergias. Assim, o consumo moderado pode auxiliar na prevenção no aparecimento de alergias de pólen, alimentos e ácaros da poeira de casa.