Benefícios da cerveja para a saúde

Bebida preferida dos homens não precisa ser vista apenas como a grande vilã.

Postado em 15/03/2018.

A cerveja é uma das bebidas mais consumidas pelos homens ao redor do mundo. E, apesar do Brasil não ser o único país que costuma consumir a cerveja no dia a dia, os brasileiros acabaram criando uma relação bastante próxima com a bebida, especialmente consumida gelada para refrescar o calor do país tropical.

O problema é que a cerveja sempre foi vista com maus olhos pelos médicos e pela comunidade cientifica como um todo em relação a saúde. O pior dos problemas para os homens mais vaidosos está diretamente relacionado a barriga que os homens acabam criando quando consomem grandes quantidades de cerveja.

Existe até mesmo uma rixa entre os homens que gostam de cerveja e aqueles que preferem o vinho, pois a bebida feita de uvas sempre foi apontada como algo que traz uma série de benefícios para a saúde, quando não consumida em excesso. Mas a boa noticia é que uma série de pesquisas mais recentes mostram que a cerveja também pode acabar trazendo uma série de benefícios para a saúde.

Benefícios da cerveja para a saúde

Confira alguns deles:

Mais esperto

Quem diria que a cerveja nossa de cada dia poderia deixar os homens mais inteligentes? Pois é, este é um daqueles benefícios para contar na mesa do bar para os amigos quando a culpa começa a aparecer depois do consumo de algumas garrafas de cerveja. De acordo com pesquisadores de Illinois, nos Estados Unidos, homens conseguem resolver problemas mais rapidamente depois de tomar alguns goles de cerveja.

Menos calorias

A famosa barriga que acaba aparecendo nos homens que costumam beber cerveja não é exclusividade desta bebida alcoólica. Na verdade, a cerveja pode ser apontada como uma das bebidas menos calóricas entre todas aquelas que costumam ser ingeridas pelos brasileiros, tais como o vinho. A cerveja conta com menos calorias até mesmo do que um copo de suco de uva.

Portanto, não é a cerveja que vai trazer a barriga, mas sim o seu consumo em excesso. Para aquelas pessoas que estão de dieta e que estão escolhendo uma bebida para dar aquela escapadinha, uma latinha de cerveja pode ser mais saudável do que uma latinha de refrigerante, por exemplo.

Hidratação

Uma outra característica importante da cerveja para o corpo é o seu grande poder de hidratação. Uma série de pesquisas afirmam que essa bebida consegue hidratar tanto quanto a água. A conclusão foi feita pelo pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, que expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso. A conclusão foi a de que uma quantidade moderada de cerveja não prejudica a hidratação após o exercício.

Também faz bem para o coração

Existem aproximadamente 100 estudos de instituições e pesquisadores sérios que apontam os benefícios para o coração do consumo moderado de cerveja. Os ingredientes da bebida conseguem reduzir as chances do homem ter um ataque cardíaco, por exemplo.