Dicas para homens que vão morar sozinhos pela primeira vez

Confira alguns truques para não se assustar e surtar nos primeiros dias longe da família.

Postado em 15/03/2018.

Morar sozinho é um passo cada vez mais comum na vida das pessoas, tanto de homens quanto de mulheres. São as mais variadas motivações que fazem com que uma pessoa tenha que deixar a casa dos seus pais ou dos seus parentes para viver a sua vida sozinho. Este costuma ser um passo que pode assustar até os mais valentes.

Os homens costumam ter algumas características, que basicamente dependem da sua criação, que podem acabar dificultando o processo de aprendizado e de adaptação em uma casa ou em um apartamento sozinho. São problemas que geralmente passam pela falta de educação relacionada aos afazeres domésticos. Desde as atividades de limpeza até os complexos processos que precisam ser executados para que se tenha acesso a uma refeição decente e caseira.

Mas nem tudo é caos e desespero. A vida sozinha pode ser uma excelente oportunidade de aprendizado e de amadurecimento. Confira algumas dicas para os homens que estão indo morar sozinhos pela primeira vez:

Dicas para homens que vão morar sozinhos pela primeira vez

Estude alternativas

Antes de mais nada, muitos homens querem apenas sair da casa dos pais. E isso não significa necessariamente encarar a nova vida sozinhos. E nem ter que necessariamente casar para poder se afastar dos “velhos”. Uma alternativa interessante para quem quer uma ajuda para pagar as contas e evitar a solidão é dividir o apartamento ou a casa com amigos ou desconhecidos que se tornarão amigos. Essa é uma saída cada vez mais comum e existem diversas comunidades que já ajudam neste processo.

Opte pelo mais simples

É muito provável que a grande maioria dos homens, quando saem da sua casa, tentem imitar a casa dos seus pais ou parentes em tudo, especialmente em relação a decoração. Mas nem sempre isso é possível, especialmente quando nos deparamos com itens que costumam ser mais caros do que parecem. Portanto, nestes primeiros passos, optar pelo mais simples é o mais indicado. Especialmente quando estamos falando de decoração, pois as mais simples ajudam bastante na hora da limpeza.

Otimize e organize os espaços

Quando as pessoas moram sozinhas tudo o que acontece ali dentro é responsabilidade das mesmas. Ou seja, nada de ter alguém para terceirizar a culpa sempre que possível. Portanto, é fundamental organizar e criar espaços para colocar itens, especialmente os mais importantes como chaves, carteiras, etc. Manter a bagunça reinando pode ser algo realmente trágico.

Controle as contas

Para aqueles homens que não possuem a menor noção dos preços das coisas, os primeiros meses pode se tornar assustadores e trágicos, especialmente quando a fatura do cartão de crédito chega. É preciso organizar bem as finanças e ter atenção com gastos que parecem pequenos, mas acabam se tornando extremamente significativos ao final do mês, como a conta do supermercado.

Falando em comida...

Pode parecer bobagem no começo, mas aprender o básico na cozinha é fundamental. Além de ser caro comer fora todos os dias ou depender dos produtos prontos ou congelados, a comida caseira acaba fazendo falta na maioria dos casos.