Dicas para iniciar no Crossfit

Saiba como iniciar a praticar essa que é considerada uma das atividades da moda nos dias de hoje.

Postado em 17/04/2018.

De tempos em tempos surgem atividades físicas que acabam se tornando populares. Da noite para o dia começam a surgir muitas pessoas interessadas, e as academias e demais empresas que atuam neste segmento passam a oferecer para os seus matriculados. É o caso do Crossfit, que acabou surgindo como uma interessante ferramenta de perda de peso mais rápida do que outras modalidades.

De uma forma geral, podemos definir o crossfit como uma atividade que mistura ginástica olímpica, atletismo e treino militar. Essa mistura acaba fazendo com que exista um trabalho de diversos aspectos do condicionamento físico, além de conseguir promover resultados mais rápidos, especialmente graças ao alto gasto calórico que ela promove.

Confira algumas dicas para quem está começando na atividade:

Dicas para iniciar no Crossfit

Passe pelo período de adaptação

Assim como todas as atividades físicas, é preciso que os iniciantes passem por um processo de adaptação. Geralmente os locais que oferecem Crossfit fazem com que os iniciantes passem por cinco aulas fundamentais para que este processo de adaptação aconteça. Uma das características do Crossfit é o fato de que as atividades acontecem com turmas reduzidas.

Nestas aulas iniciais os instrutores podem identificar qual a restrição de atividade e dificuldades que o aluno pode ter, além de dar dicas do que precisa melhorar em cada exercício.

Respeite as séries e cargas

Em um segundo momento os iniciantes na prática do crossfit já podem participar das aulas coletivas. Geralmente, nesta etapa, os professores acabam passando a mesma série para todo mundo que está na turma, misturando pessoas que estão iniciando com aqueles que são mais antigos.

Mas é importante que as pessoas respeitem sempre as cargas passadas pelo professor, pois isso é definido de acordo com o condicionamento e as limitações de cada um. Mesmo estando perto de outros participantes, é importante não tentar “competir” nessa etapa com os mais avançados, pois isso pode levar a lesões.

Cuidado com as repetições dos treinos

De acordo com a opinião da grande maioria das pessoas que trabalham com crossfit, o recomendado é que as pessoas tenham um dia de descanso para cada 3 dias de treino. No período mais avançado da prática as pessoas podem começar a treinar cinco vezes por semana, mas é importante, nestes casos, que exista um período de dois dias de descanso para que o corpo consiga se recuperar.

Faça uma reeducação alimentar

Além disso, é fundamental que as pessoas que estão começando na prática do crossfit entenda que, para perder peso, é fundamental combinar a prática da atividade física com uma reeducação alimentar. É muito comum que as pessoas acreditem que, por estarem praticando uma atividade que traz um maior gasto calórico, podem comer mais no dia a dia. Mas isso pode acabar colocando todo o trabalho a perder.