Passos para construir uma disciplina invejável

Saiba como criar hábitos que vão ajudara atingir diversos objetivos.

Postado em 15/03/2018.

Muitos esperam a virada do ano para criar uma série de metas e expectativas para os meses que seguem. Afinal de contas, é o momento perfeito para pensar que as coisas poderão ser diferentes dali em diante. Mas o que faz com que muitos simplesmente esqueçam das promessas e metas na segunda semana de janeiro?

É claro que existem diversos fatores e problemas que podem acabar deixando a vida mais complicada e fazer com que as coisas não saiam da forma como se previu. Mas grande parte da culpa por diversos problemas, desde os financeiros passando pelos amorosos, sentimentais e em relação a saúde, podem ser colocados na conta da falta de disciplina.

Vivemos na era do conhecimento e são poucos aqueles que podem, de fato, colocar a culpa nos seus fracassos na falta de conhecimento em relação a como as coisas e a vida funciona de uma forma geral. Mas saber o que pode ser feito é muito diferente de conseguir, de fato, fazer as coisas que são necessárias para atingir um determinado objetivo e cumprir uma determinada meta.

Passos para construir uma disciplina invejável

Confira alguns passos importantes que devem ser dados para aqueles que realmente querem ter mais disciplina no dia a dia:

Não terceirize a culpa

O primeiro passo para começar a ter mais disciplina é entender, de uma vez por todas, que não existe nenhum outro culpado pelos fracassos a não ser a própria pessoa. E isso não inclui apenas colocar a culpa dos problemas nas outras pessoas ou nas situações que acontecem, mas também fala no chamado “destino”. A crença de que as coisas simplesmente acontecem porque precisam acontecer pode ser encarada como a maior armadilha para o fracasso.

Deixe a preguiça de lado

Um dos maiores inimigos na busca pelos objetivos é a preguiça. Muitos especialistas afirmam que as pessoas nunca alcançarão os seus objetivos se optarem apenas pelo que é divertido e fácil ao invés do que realmente é necessário. Todas as grandes vitórias exigem que se façam grandes sacrifícios. Se o sucesso fosse fácil, todos seriam bem-sucedidos. Mas como p sucesso em qualquer área da vida exige muito trabalho e sacrifícios, a maioria das pessoas nunca alcançará todo seu potencial.

Pense estrategicamente

Vivemos em uma era onde tudo pode se tornar um grande jogo. É por isso que o termo gamification é tão utilizado nos dias de hoje, pois as pessoas basicamente querem se sentir recompensadas por tudo o que elas fazem no dia a dia. Pois bem, também é possível transformar a busca pelos objetivos em um grande jogo.

Para isso, existem três passos fundamentais e iniciais: ter uma visão clara do que é que a pessoa quer, ter um plano para chegar lá e uma ação maciça constantemente repetida ao longo do tempo. O terceiro passo é o mais complicado, mas as pessoas podem criar um sistema de objetivos e recompensas que poderão ajudar na caminhada até o objetivo.


Comentários (0) comentar

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!